Pesquisar este blog

II ENCONTRO PAULISTA POETAS DEL MUNDO


II ENCONTRO PAULISTA
POETAS DEL MUNDO
25 de setembro de 2010





II Encontro Paulista
Poetas del Mundo
Por Aparecido Donizetti Hernandez
Cônsul - Itapevi


O II Encontro Paulista de Poetas del Mundo realizado em São Paulo Capital (25 de setembro de 2010), no Edifício Martinelli, primeiro arranha-céu da América Latina, no auditório cedido pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, abrangeu um contexto extremamente satisfatório no que diz respeito ao consenso de ideais entre os poetas e poetisas presentes. As manifestações pessoais voltadas para suas particularidades, mas direcionadas para a coletividade de um mesmo ideal, foram expostas de modo que cada um dos participantes do evento sentisse o ato democrático de expressar seus anseios, suas fontes de inspiração e suas contribuições para a melhoria do mundo. Ainda que, tendo consciência da imensa despreocupação ocorrida por muitos, é notório acrescentar que o II Encontro Paulista de Poetas del Mundo, envolveu integrantes semelhantes “as águas que solapam a terra para encontrar o caminho da superfície... contornando pedras, erguendo areias, juntando-se em pequenas gotículas, formando um fio d’água, rompendo barreiras... como as águas que formam riachos, criando rios que correm ao encontro do mar”.
O acontecimento não só desenterrou ânimos, como também foi um ponto de encontro que resultou na aproximação de pessoas diferentes, subjetivas; mas iguais na sua forma de pensar o mundo: sem preconceitos e discriminações.
As manifestações ocorridas durante o Evento tiveram seu ponto de partida na busca da pacificação mundial, num primeiro momento; e na própria pacificação de nossa sociedade, onde esta seja, no mínimo, agente transformadora, no que concerne a luta em favor da Paz. Desse modo, na Abertura do Evento todos ouviram o Manifesto sobre a Paz de autoria de Marisa Cajado (Cônsul do Estado de São Paulo), decorrendo após, também a leitura de um texto de autoria de Luli Coutinho (Cônsul da Cidade de São Paulo), no qual, ambas, deixaram em evidência que a Paz é a mola mestra da humanidade, sendo esta primordial na vida de todos os homens, sem distinção de raça, religião e ideais.
Uma das grandes contribuições para o dinamismo do Evento, foi a participação ativa de mulheres poetisas integradas aos Poetas del Mundo, evidenciando uma conscientização social e cultural em prol da sociedade. Com efeito, as profundas transformações ocorridas na sociedade nos últimos anos, enfatizando que uma das vertentes dessas mudanças encontra-se pautada na posição da mulher na vida social, política e cultural; a colocando como norteadora de seus ideais, inserida no mundo atual, do qual fazemos parte.
Foi de grande importância a presença feminina no contexto que abrange o Movimento Poetas del Mundo no II Encontro Paulista, onde este abriu espaço, de forma democrática e igualitária, para mulheres dinâmicas, conscientes, emancipadas, cientes de si e conhecedoras do “ser mulher”, e que são capazes de estarem ao mesmo patamar masculino através de seus ideais e de suas contribuições literárias; o que demonstrou a não alienação, por parte das mesmas, das mudanças que o mundo gerou, mas tendo uma preocupação maior com a realização de um mundo melhor.
Assim, o resultado do II Encontro Paulista de Poetas del Mundo alcançou as perspectivas esperadas, juntamente com a união de poetas e poetisas que debateram os paradigmas do próprio Evento, tendo por objetivo expandir seus conceitos em busca de melhorias sociais e culturais através das distintas linguagens poéticas, oriundas de cada integrante, capazes de contribuir para a conscientização coletiva em formar um mundo menos desigual e pacífico.